12 Março, 2019 / Sustentabilidade

O papel da floresta nas nossas vidas

As florestas são cultural, ecológica, económica e socialmente vitais para o mundo. O seu poder para preservar e restaurar a integridade ambiental e apoiar o desenvolvimento económico sustentável é fundamental.

A população mundial vai já em 7,6 mil milhões de pessoas, mas, enquanto os nossos números no planeta aumentam, os recursos não. O conceito de desenvolvimento sustentável responde, exatamente, ao conhecimento dos limites dos recursos.

O desenvolvimento é necessário para aumentar o emprego e subir os padrões de vida, mas, para serem sustentáveis, as atividades realizadas no sentido desse desenvolvimento devem equilibrar fatores económicos, sociais e ecológicos. E as florestas são um recurso único para realizar este equilíbrio, devido à sua capacidade de responder a múltiplas necessidades, e pela sua extraordinária capacidade de se renovarem.

A ampla gama de produtos e serviços que as florestas oferecem cria oportunidades para enfrentar muitos dos desafios de desenvolvimento sustentável mais urgentes. As suas contribuições são inúmeras, como a provisão sustentável de alimentos, energia, serviços de ecossistema e madeira.

A floresta é um pilar fundamental na criação de valor para os proprietários florestais e para a sustentabilidade do negócio da indústria de pasta e papel, em Portugal e no mundo. Por cá, a fileira florestal acrescenta enorme valor à economia nacional, representando cerca de 2% do PIB, e contribui, em média, desde 1990, com uma redução líquida anual de 2,4 milhões de toneladas de CO2 das emissões de Portugal.

A The Navigator Company há muito que demonstra consciência do papel das florestas e disponibilidade para investir nesse papel, valorizando a componente ambiental e social da gestão, promovendo a certificação junto dos produtores florestais e premiando os fornecedores de madeira certificada. Estes princípios e atitudes contribuem para a sustentabilidade da floresta portuguesa e tornam a indústria num contribuinte efetivo para o desenvolvimento sustentável.

 Nações Unidas criam plano estratégico para as florestas

A 20 de janeiro de 2017, a Sessão Especial do Fórum das Florestas das Nações Unidas adotou as recomendações do Grupo de Trabalho do Fórum, que inclui o primeiro Plano Estratégico para as Florestas das ONU. Este plano a 14 anos (2017-2030) fornece uma estrutura global para ações no sentido de gerir de forma sustentável todos os tipos de florestas e árvores fora das florestas e combater o desmatamento e a degradação florestal.

Entre os objetivos a atingir até 2030, encontra-se o de aumentar significativamente a área de florestas protegidas em todo o mundo e as áreas de florestas geridas de forma sustentável, bem como a proporção de produtos florestais provenientes de florestas geridas de forma responsável.

As contribuições da floresta são inúmeras, como a provisão sustentável de alimentos, energia, serviços de ecossistema e madeira.

Clique na infografia para ampliar.
Anterior Próximo